abril.2012

 

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Formação para Motoristas de Táxi nas Escolas do Turismo de Portugal

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As Escolas de Hotelaria e Turismo encontram-se a dinamizar o projeto de Formação “Welcome by Taxi”, que envolve os Motoristas de Táxi e que tem como objetivo melhorar as suas competências em acolhimento, atendimento, informação turística bem como as competências de comunicação em inglês.

 

O Turismo de Portugal atribuirá um Selo de Qualidade em “Welcome by Taxi”, pessoal e intransmissível, que os taxistas deverão utilizar e colocar em local visível para que o cliente/turista reconheça que se trata de um taxista que recebeu formação de qualidade, estando apto a prestar um melhor serviço.

 

Este projeto do Turismo de Portugal é desenvolvido em parceria com o Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), da Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), da Federação Portuguesa do Táxi, da Esquadra de Turismo do Porto, da ATC-Porto Tours (Associação de Empresários para o Desenvolvimento do Turismo Cultural no Porto), da Câmara Municipal do Porto – Departamento de Turismo e da Entidade Regional de Turismo do Algarve.

 

A formação teve início neste mês de abril, encontrando-se as inscrições abertas nas Escolas respetivas:

Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Telefone: 211148908/211148925
susana.ruivo@turismodeportugal.pt ou orlando.almeida@turismodeportugal.pt

 

Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril
Telefone: 210040730
ana.ferreira@turismodeportugal.pt



Escola de Hotelaria e Turismo do Porto
Telefone: 220 044 800
Inscrições online


Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve
Telefone: 289007203
jose.caetano@turismodeportugal.pt

 

 

Unidades de Formação “Welcome by Taxi”:

 

1. Acolhimento/Atendimento e Informação Turística (25h) - unidade reconhecida para Renovação do CAP de Motorista de Táxi


Objetivos

- Identificar atitudes e comportamentos que reflitam valores de cooperação, respeito, tolerância e urbanidade, numa perspetiva de desenvolvimento pessoal, relacional e social, potenciando a adoção de atitudes e comportamentos motivados e assertivos na relação com os passageiros, colegas e restantes condutores.

- Identificar e Interpretar o processo de comunicação, como fator essencial do atendimento assertivo.

- Identificar os diferentes tipos de atendimento, sabendo à partida qual a resolução mais objetiva e real a utilizar.

- Saber preparar-se para atender clientes de forma clara e objetiva.

- Informar acerca dos principais pontos de atração turística da cidade.

- Informar acerca dos principais pontos de animação diurna e noturna da cidade (gastronomia, bairros típicos, cafés e esplanadas, museus, jardins e miradouros, entre outros.

 

2. Inglês (25h)

Objetivos

- Usar convenções de rotina em situações de interação: cumprimentos, instruções e pedidos.

- Selecionar e utilizar tipos de resposta verbal em interações em contextos diferenciados: resposta empática, postura (gestos e voz).

- Utilizar e compreender o léxico alvo.

 

Mais informações em www.turismodeportugal.pt ou http://escolas.turismodeportugal.pt.

 

 

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